Eventos empresariais: 10 tendências que você não pode deixar de conferir!


Os eventos empresariais estão cada vez mais voltados para as experiências oferecidas aos participantes. Em meio a esse contexto, as novidades do setor passaram a se basear em sustentabilidade e tecnologia.

Está curioso para saber quais são essas novidades? É por isso que preparamos aqui a lista com as 10 tendências para eventos empresariais. Então continue acompanhando o nosso post para conferir os detalhes!

10 tendências em eventos empresariais que você precisa conhecer

1. Eventos menores, com público seleto

Essa é uma tendência que, além de reduzir custos e ser mais sustentável, faz com que os participantes se sintam privilegiados e especiais. Isso ocorre porque reunir grupos menores proporciona soluções mais específicas.

2. Uso de tablets

Além de tornar a experiência dos usuários algo muito mais interessante e inovador, eles ajudam a poupar o uso de muitas folhas de papel e, portanto, a derrubada de árvores.

Assim, a tecnologia vai ajudar a transmitir muito melhor as mensagens e cumprir os objetivos da empresa, tornando-se mais fácil e agradável de entender, pois o meio de transmissão é um suporte já conhecido.

Os tablets podem ser entregues aos participantes como um brinde.

3. Aplicativo e site próprio do evento

O Brasil já tem mais de um smartphone por habitante.

Em meio a esse contexto, não é difícil explicar por que os aplicativos são uma tendência em eventos empresariais e para todos os tipos de projetos do setor.

Estímulo à interação

A grande novidade nesse segmento é o novo recurso Matchmaking. Com ele, é possível cruzar as informações de perfil de outros usuários com os seus interesses.

Com isso, ele sugere possíveis conexões, por meio de matches (combinações), e incentiva indivíduos com perfis parecidos a se conhecerem, aumentando o networking dentro do evento.

Outra novidade interessante é o recurso de gamificação— conceito que, ao ser aplicado em aplicativos, faz com que eles passem a contar com pequenas tarefas ou atividades que são recompensadas com pontos.

Sustentabilidade e otimização de divulgação

E quando se fala em sustentabilidade, o app se torna um aliado ainda mais importante, porque ajuda a reduzir o uso de recursos como:

  • Banners informativos;
  • Folders com a programação do evento;
  • Folhas com o questionário de satisfação.

4. Digital Swag Bags como brindes

Os pacotes digitais de brindes — na tradução livre — são a nova sensação nos eventos corporativos. Os Digital Swag Bags nada mais são do que conteúdos online e vale-presentes digitais que agregam valor ao evento e possibilitam a personalização de acordo com o perfil do público.

Com os pacotes digitais de brindes, você não precisa se preocupar com transporte, manuseio e sacolas ou embalagens.

5. Transmissão em tempo real

A transmissão em tempo real de palestras, seminários, aulas e congressos vem se tornando uma tendência. E o mesmo acontece com os eventos empresariais.

Incentivada pelas inovações trazidas pela tecnologia, a transmissão pode ser feita por meio do Facebook, Snapchat, Hangout, Instagram, entre várias outras ferramentas disponíveis, que, além de tudo, ainda promovem o engajamento dos participantes e a disseminação da marca do seu evento e da sua empresa.

Providenciar um fotógrafo para fazer os registros oficiais e combinar com a equipe de comunicação de fazer as postagens em tempo real também é uma atitude essencial.

6. QR code nos materiais de divulgação e no credenciamento

O Quick Response Code — código de resposta rápida, na tradução livre — foi criado para codificar informações a serem lidas em alta velocidade.

Pode ser utilizado nos materiais de divulgação. Em banners e outdoors, por exemplo, você pode disponibilizar um QR Code para que as pessoas sejam direcionadas ao site do evento para outras informações.

Outra forma é usar os códigos QR no credenciamento, para agilizar o processo e evitar filas. Ou, ainda, nos crachás dos participantes, para substituir os cartões de visita e proporcionar um networking mais prático.

7. No cash

As pessoas estão dando preferência pelos cartões de crédito e débito, seja pela praticidade ou até mesmo pela segurança. Por isso, o uso de “dinheiro vivo” está mais escasso no cotidiano do público, o que também acaba refletindo na produção dos eventos.

Para atender esse tipo de comportamento, os organizadores mais atentos estão investindo em plataformas que permitem o pagamento vinculado a contas pré-pagas ou a cartões de crédito. O objetivo é oferecer mais comodidade e segurança aos participantes, que não precisam se preocupar com dinheiro.

8. Crowd-streaming

Segundo a Cisco, cerca de 75% de todo o tráfego de dados móveis na internet será de transmissões de vídeos ao vivo.

Por isso o crowd-streaming vem se tornando uma ferramenta popular na divulgação dos eventos. Apesar de depender totalmente da vontade do usuário de transmitir o conteúdo ao vivo, isso deve ser estimulado, para gerar maior buzz.

O crowd-streaming também é conhecido como a nova modalidade do antigo marketing boca a boca. Por meio das redes sociais e de aplicativos como o WhatsApp, os participantes do seu evento podem enviar vídeos e fotos instantaneamente e até mesmo fazer transmissões ao vivo, o que ajuda a solidificar o marketing de maneira relevante.

9. Eventos híbridos

Nunca ouviu falar em eventos híbridos? Pois saiba que eles são uma tendência devido ao seu baixo custo. A ideia é a mistura do evento presencial com elementos virtuais, ou seja, o evento ocorre em um local com a presença de participantes, mas ao mesmo tempo outras pessoas podem assistir a palestras ou fazer videoconferências com os presentes no local.

Esse tipo de evento é muito útil para empresas que têm unidades em cidades, estados ou países diferentes e desejam fazer uma apresentação para todos. É uma ótima forma de economizar, afinal, não sairia nada barato trazer todas essas pessoas de lugares diferentes.

10. Conscientização ambiental

É importante lembrar que o evento não precisa ser sobre o meio ambiente para que os organizadores demonstrem consciência ambiental e incentivem o público a fazer o mesmo.

Para que essa vontade de preservar o meio ambiente seja percebida, é necessário investir em aspectos que demonstrem essa intenção:

  • Objetos de material reciclável;
  • Melhor aproveitamento da luz natural;
  • Uso de lâmpadas econômicas, como as de LED;
  • Uso de copos biodegradáveis;
  • Extinção dos ingressos impressos.

E então, já conhecia alguma dessas tendências para eventos empresariais? Que tal começar a implementar as principais para fazer um evento de sucesso?

Pode conferir nossas mídias e ver ainda mais dicas e conselhos para seu evento corporativo.

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